terça-feira, 25 de maio de 2010

Coreia do Norte anuncia corte de relações com a Coreia do Sul

Anúncio ocorre um dia após Seul cortar relações comerciais com Pyogyang.
Cresce tensão entre rivais por conta de afundamento de barco em março

Do G1, com agências internacionais


//

A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (25) que vai cortar todas as relações com a Coreia do Sul, incluisive as comunicações, informou a agência oficial norte-coreana KCNA. O comunicado da Coreia do Norte também foi divulgado pela agência de notícias chinesa Xinhua.

Os norte-coreanos anunciaram também que expulsarão todos os sul-coreanos que trabalham no complexo industrial de Kaesong, localizado ao norte da linha que separa os dois países, ainda que seja financiado por Seul.

Todos os barcos e os aviões sul-coreanos terão acesso proibido às águas territoriais e ao espaço aéreo norte-coreano, explicou a agência.

Na véspera, a Coreia do Sul havia anunciado o corte de todas as relações comerciais com a rival do Norte.

A Coreia do Norte voltou a ameaçar nesta terça-feira com ações militares a Coreia do Sul, enquanto China e Estados Unidos aceitaram trabalhar com a comunidade internacional para encontrar uma solução para a crise, e a Rússia advertiu sobre uma "escalada" (da crise) na península coreana.

Seul e os Estados Unidos acusam Pyongyang de ter afundado um navio militar sul-coreano, o Cheonan, em março, matando 46 marinheiros.

A Coreia do Norte, por sua vez, acusou Seul de ter "fabricado" provas e afirmou que os países estavam "próximos da guerra".


Nenhum comentário:

Postar um comentário