Aos 12 anos, ele tem 31 mil fãs no Twitter e é reconhecido nas ruas.
Garota de 16 anos também fala como é ser parecida com Avril Lavigne.
Carolina Iskandarian Do G1 SP
Justin Bieber nunca veio ao Brasil. Mas nem por isso o cantor teen deixa de fazer enorme sucesso por aqui. Só que ultimamente os adolescentes, principalmente as meninas, têm voltado seus olhos para Théo Cavalcanti, de 12 anos. E ele está mais perto. O paulista de Campinas, a 97 km de São Paulo, causa furor por onde passa e já aceita ser chamado de sósia do artista canadense, mesmo negando ser igual à ele.
“Eu me acho um pouco parecido nas fotos. Mas no dia a dia não tanto”, afirma Théo. Na sexta-feira (14), ele topou dar uma volta em um shopping de Campinas para ver se era mesmo reconhecido. Não teve descanso. Parou para fotos, distribuiu beijinhos e atraiu a atenção até de adultos. “Acho que tenho algumas fãs”, brinca o menino, que quer ser ator quando crescer, mas, por enquanto, tem que administrar os 31 mil seguidores no Twitter - a maioria meninas.
saiba mais
Justin Bieber agradece fãs pela popularidade do Twitter
- Fenômeno teen na internet, Justin Bieber lança disco de estreia no Brasil
- Justin Bieber, fenônemo pop da vez, causa alvoroço em show beneficente
Comente esta notícia
Giovanna Anobile, de 16 anos, também mora em Campinas e é muito parecida com a cantora Avril Lavigne. Está até no catálogo da agência de sósias O Gordo e O Magro. “É muito legal ser parecida com a Avril porque ela é meu ídolo. Às vezes, gritam na rua: ‘Avril!’”, diverte-se Giovanna, que usa maquiagem, roupa e até mexas rosas no cabelo como a cantora do Canadá. A jovem estava com Théo no passeio ao shopping e também foi cercada, tirando fotos com muita gente.
Mudança de rotina
Para Théo, o que parecia ser uma brincadeira – tudo começou porque ele cortou o cabelo igual ao de Bieber no ano passado – virou coisa séria. “O celular a gente vai ter que trocar porque tem muita menina ligando”, admite o garoto, que mal pode ir a festinhas. “Uma vez fui a uma balada procurar minha irmã e (as garotas) começaram a me puxar para dançar, ficaram me agarrando. Isso incomoda.”
A “fama” do paulista já atravessou os limites de Campinas. A estudante Ana Teresa Carvalho, de 12 anos, saiu de Indaiatuba, cidade próxima, para ver de perto o garoto que segue no Twitter. “A gente veio para procurar o Théo. Sabemos que ele vem aqui toda sexta. Vou dormir na casa da minha amiga e contar para todo mundo que tiramos foto com ele”, conta Ana, acompanhada de Raquel Nakamura, 12 anos. “É para fazer inveja”, brinca Raquel.
Preocupação de mãe
Para a fisioterapeuta Denise Cavalcanti, de 44 anos, mãe de Théo, tudo aconteceu muito rápido. Até ela se assusta. “A abordagem de todos é muito grande. Onde ele anda chama a atenção e me preocupa a questão da segurança, porque ele tem fãs de 4 a 84 anos. É muito novo ainda.”
Rosângela Aparecida Anobile, de 38 anos, sente o mesmo problema. “Sempre estou em cima, verificando com quem ela fala. Tenho a obrigação de cuidar, é meu dever”, diz a mãe de Giovanna. E haja vigilância. A menina conta que já está com seu terceiro perfil no Orkut de tantos “amigos” que fez. “As pessoas até criam comunidades para mim.”
Colocando um freio
(Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal )
Para o psiquiatra infantil Francisco Assumpção, é preciso cuidado para a criança parecida com um ídolo não achar que vai viver a vida dele. “Uma criança de 12 anos não tem a identidade constituída. Na maioria das vezes, uma celebridade nessa idade não sabe lidar com isso”, afirma o médico, ao falar sobre Théo.
Assumpção, que dá aulas no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), sustenta que a melhor maneira de evitar problemas futuros é a orientação por parte dos pais. “A criança precisa ser seguida para descobrir quem é. Faz parte do processo educativo.” Segundo o médico, sósias-mirins não deveriam ser estimulados. “Não existe possibilidade de levar isso adiante. As celebridades (jovens) são por cinco minutos. Imagine a cópia da celebridade.”
A mãe de Giovanna garante que a filha “separa” a realidade da fantasia. “Não tenho essa preocupação. Ela foi instruída desde pequena a ter a personalidade dela”, afirma Rosângela. Denise tem o mesmo discurso. “Procuro deixar bem claro que ele não é o cara. Que ele é o Théo Cavalcanti, tem seus méritos, seu valor." Só falta agora convencer as fãs do moço.
Um comentário: