domingo, 27 de junho de 2010

Contra nova gripe, 'tampas acrílicas' devem proteger alimentos no RS

Anteparo em restaurantes evita contaminação por gotículas respiratórias.
Inspeções de cumprimento de norma serão feitas por cada município.


Do G1, em São Paulo 


Bufês no Rio Grande do Sul deverão terão proteção de acrílico sobre os alimentosBufês no Rio Grande do Sul deverão ter proteção
de acrílico sobre os alimentos
(Foto: Reprodução/TV Globo)

Estabelecimentos que oferecem serviços de alimentação, como bares, restaurantes e churrascarias, no Rio Grande do Sul, passarão a ter, obrigatoriamente, bufês protegidos com "tampas" de acrílico. A medida, segundo a Secretaria de Saúde do estado, pretende prevenir a nova gripe.

"O anteparo deve ser usado para evitar que as pessoas conversem em cima dos alimentos, e haja contaminação por gotículas respiratórias", diz ao G1 Francisco Paz, diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

A norma com as novas regras foi publicada em 22 de junho, no Diário Oficial do Estado. Entre as determinações, ainda segundo Paz, estão a obrigatoriedade de talheres embalados individualmente, após higienização, e lavatórios para os clientes lavarem as mãos. Os lavatórios, de acordo com a portaria, deverão estar em lugares estratégicos e em número suficiente, equipados com torneira, sabonete e álcool 70% ou outro produto antisséptico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário