terça-feira, 22 de junho de 2010

Reflexão: Não de deixe Abater

Texto extraído do Livro Não faça tempestade em copo d´água com a família, por Richard Carlson.

É triste, mas verdadeiro. Uma boa parte de nós tem mania de se colocar para baixo, de se deixar aforgar na autocrítica. Dizemos coisas como: '' Sou gordo demais'', '' Não sou bom'' ou '' Não vou fazer nada direito''. Você costuma se entregar a essa tendência desnecessária e infelizmente muito comum?

O problema em se deixar abater é que, não importa quão maravilhoso você seja ou quantas qualidades positivas tenha, você sempre encontrará eco para suas agruras. Em outras palavras, todos nóes temos uma tendência para acreditar em nossas premissas não importa quais sejam, porque nosso pensamento é quase sempre confirmador. Se você por exemplo, se fixar nos quilos que não consegue perder, não poderá evitar percebê-los toda vez que examinar sua cintura, nunca conseguirá admirar ou apreciar o fato de que, de maneira geral, goza de ótima saúde. Se você costuma pensar que odeia '' reuniões familiares'', tenderá a verificar ( e sempre encontrará) evidências para seu desagrado em cada reunião familiar. Em vez de apreciar os membros da familia que lhe dão prazer, tenderá a se deixar incomodar pelo tom de voz de sua Tia ou se aborrecer com a mania de seus irmãos de contar vantagens aos gritos. Ou se fixará naquele membro da familia que bebe demais; em suma, nunca conseguirá se maravilhar com o fato de que, de maneira geral, sua familia forma um grupo bem legal.

Então se você gosta de se deixar abater por qualquer motivo, é previsível que encontre evidências que corroborem suas idéias, tornando ainda mais previsível que isso contribua para sua baixo auto-estima e sentimentos negativos. Deixar-se abater reforça, mais do que corrige, suas imperfeições, atraindo atenção e energia desnecessárias para tudo que existe de errado em você, em vez do que é bom. Uma questão importante a ser apreciada é , por que continuar assim, sabendo que o único resultado possível é mais negatividade, sentimentos negativos e menos apreço pelo belo dom da vida? Deixar-se abater também faz com que você surja aos olhos dos outros como uma vítima. Pessoas que tem essa atitude com regularidade, são frequentemente vistas pelos outros como lamurientas com pouco apreço pela vida, além de maus exemplos para seus filhos, família e amigos. Espero estar conseguindo convencê-lo de que se deixar abater é uma péssima idéia com graves consequências pessoais.

É claro que todos nós temos facetas que poderíamos e gostaríamos de melhorar. Por exemplo, uma das muitas coisas que eu gostaria de alcançar era maior paciência. Eu me sinto as vezes reagindo em excesso e facilmente irritável. Mas isso não quer dizer que eu deva me açoitar ou me deixar abater simplesmente porque percebo que sou imperfeito. Ao fazê-lo estaria simplesmente agravando o problema e me fazendo sentir pior a meu respeito. Saber que tenho espaço para melhorar e decidindo e me engajando no constante aperfeiçoamento em direção ao meu objetivo de aumentar minha paciência é o melhor que tenho a fazer. Quanto mais complacente e paciente for comigo mais fácil será para mim o caminho de crescimento e mais facilmente serei paciente com os outros.

Quaisquer que sejam os temas que você esteja trabalhando, e o que quer que seja que deseje melhorar em si mesmo, saiba que uma das piores coisas que pode fazer é se entregar a auto crítica. Vá em frente e tente melhorar, avalie suas franquezas, faça tudo o que estiver ao seu alcance paa mudar_ mas pegue leve com você mesmo.

Não se deprecie na frente dos outros e nem mesmo na privacidade de seus pensamentos. Ninguem quer ouvir você se pondo para baixo, e espero que tenha percebido como essa tendência é autodestritiva. Vamos superá-la!

Nenhum de nós jamais será perfeito, mas de deixar abater certamente não é o remédio para este mal.

Nós somos imperfeitos e sempre seremos, o importante é não se deixar abater com a autocrítica destrutiva e ter a coragem de assumir seus erros, defeitos e seguir a diante. A partir do momento que você for capaz de identificar aonde está errando e despertar a consciencia correta em relação as suas atitudes, refletindo interiormente o que levou a você a ter tal reação, você com certeza estará caminhando para s conquista do sucesso do aperfeiçoamento mental e pessoal.

Espero que tenham apreciado estes pensamentos de hoje.

Um grande beijo a todos

Blue Fairy

Nenhum comentário:

Postar um comentário